4 Formas de Benchmarking. Entenda e Aplique.
Entendido como um processo de comparação de produtos, serviços ou práticas empresariais, o benchmarking é realizado através de pesquisas que comparam as ações de concorrentes de uma determinada empresa.
Com o principal objetivo de proporcionar melhorias as funções e processos, é um importante aliado para se ganhar vantagens sobre a concorrência em certos aspectos. O benchmarking analisa as estratégias, possibilitando que sua empresa crie novas ideias em cima do que já foi realizado pela concorrência.
Nesse tipo de estratégia, é possível identificar 4 tipos. É importante lembrar que o benchmarking consiste em aprender com outras empresas, ou até mesmo em processos internos, podendo ser aplicado em qualquer situação e é relevante para qualquer tipo de organização, já que se trata de um instrumento que contribui para atingir o melhor desempenho.
Chamado de benchmarking competitivo, ele é focado nos processos e gestão de empresas concorrentes. Levando em conta que os concorrentes procuram esconder as práticas que a levam a se sobressair no mercado, é uma área delicada e que leva tempo.
Quando é necessário avaliar os processos de fluxo dentro de uma empresa, é adotado o benchmarking genérico. A maior vantagem desse método é obter um conhecimento amplo do próprio negócio, possibilitando um processo mais transparente.
Comparado ao anterior, o benchmarking funcional opera dentro dos processos internos de uma organização. Se baseando em uma função específica, podendo ou não existir na própria organização, serve para trocar informações sobre uma atividade bem definida. Como por exemplo a distribuição de um produto.
Benchmarking interno é a forma mais utilizado no mercado. Trata-se de procurar pelas melhores práticas dentro da própria organização, usando os processos internos como ponto de referência, mas em unidades distintas. As principais vantagens é a facilidade de se obter parceiros, custos menores e valorização interna.
Quer saber qual dessas 4 formas é a melhor para aplicar na sua empresa? Entre em contato com a Humanart 😊!
Leave a Comments