Inbound Marketing. Entenda como funciona.
Diferente do marketing tradicional que tem como foco encontrar clientes, o inbound marketing é também conhecido como marketing de atração.
Há 4 estágios fundamentais para que o inbound marketing funcione e seja efetivo. Na primeira etapa do processo a intenção é atrair visitantes, as ferramentas mais utilizadas são blogs e publicações nas redes sociais. A atração ocorre apresentando um produto/serviço que seja relevante para um determinado público-alvo.
Depois da atração, é hora de converter os visitantes em leads. A conversão acontece quando a empresa consegue alguma forma de entrar em contato com quem está visitando o site, apresentando mais de seu produto. Geralmente esse contato acontece por e-mail.
Utiliza-se muito de formulários no processo de conversão, para que os visitantes coloquem seus dados de contato, afim de receber o conteúdo, como se fosse uma espécie de troca entre empresa e consumidor. Por exemplo: “Quer saber mais? Coloque seu e-mail para receber um e-book com mais detalhes sobre o inbound marketing”.
Agora o objetivo é transformá-los em clientes. Depois do processo de troca, o conteúdo que foi disponibilizado deverá chamar a atenção para que no final seja feita um processo de compra. Como por exemplo: “Agora que você entende mais sobre o inbound marketing, que tal levar essa estratégia para sua empresa? Entre em contato com a gente e marque uma reunião!”.
Depois de transformados em clientes, a ideia é transformá-los em divulgadores. Assim o processo todo se repete, levando em conta que o serviço proporcionado pela empresa será divulgado por quem já adquiriu o produto/serviço.
Vale lembrar que o marketing de atração é totalmente focado no consumidor. No inbound marketing o consumidor não quer que você venda para ele, ele quer decidir por conta própria se vai ou não adquirir o produto.
Gostou dessa estratégia e quer saber como implantar na sua empresa? Entre em contato com a humanart!
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