O Que É Mix De Marketing?
A definição de Mix de Marketing foi criada por Jerome McCarthy, em seu livro “Basic Marketing”, lançado nos anos 60, entretanto, o método só ganhou proporção anos depois com Philip Kotler. Mas, você deve estar se perguntando, o que é este tal de Mix de Marketing? Como o nome já diz, é uma definição de marketing fundamental para que uma empresa possa atingir o seu público-alvo com eficácia, a partir do posicionamento escolhido.
A construção do Mix de Marketing, conhecido também como os 4 Ps (Preço, Praça, Produto e Promoção) é de certa forma bem simples. Porém, ela deve ser apoiada em um conhecimento bem profundo do mercado onde está inserido. Sendo assim, vamos mostrar quais são as definições dos 4 Ps.
Preço
Este primeiro P está ligado a quanto será cobrado do cliente. Neste ponto, o produto pode ser barato ou de luxo, sendo cobrado de uma só vez ou de uma maneira mensal, variando de acordo com o que está sendo vendido. Geralmente, o preço é atribuído decorrente a uma estratégia financeira.
Um fator importante sobre o preço é ter conhecimento da volatilidade e, que ele está ligado ao posicionamento no mercado. Mas, como assim, o que isso quer dizer? Uma empresa que tem como intenção ter um posicionamento parecido com o da sua concorrência, terá seu preço definido pelo próprio mercado, já um modelo de negócios que consegue diferenciar, acaba conseguindo uma estratégia de preços mais elástica.
Praça
Este segundo fator se refere aos pontos de contato do público-alvo com o produto ou serviço. Neste caso, pode ser de maneira online ou também por lojas físicas.
A praça também se refere a canais de mídia e onde o produto estará exposto. O planejamento deste mix de marketing está ligado ao público-alvo, afinal, de nada adianta oferecer um produto em lugares ou canais em que possíveis compradores não estão.
Produto
A definição de produto se refere a aspectos muito mais intangíveis do que aos técnicos. Existem alguns atributos de marca que podem ser passados na experiência de uso de um produto ou serviço.
Um fator importante na definição do que é o produto, é tentar entender quais são os atributos valorizados pelo seu público que de certa forma são ignorados pela concorrência, sem deixar de lado o posicionamento da empresa.
Todos os atributos tem que ser pensados em termos da estratégia de marketing, sendo desde as principais funcionalidades até mesmo a embalagem do produto.
Promoção
Este último ponto dos 4 Ps está ligado as estratégias de divulgação adotadas pela empresa. Está em questão toda a comunicação que será passada ao seu público-alvo, a personalidade da marca e a linguagem utilizada. A empresa irá se comunicar de uma maneira mais séria ou despojada, isto tudo é definido nesta etapa da campanha.
Em termos de canais de promoção, pode envolver marketing digital, como links patrocinados, redes sociais, e-mail marketing, entre outras, além de estratégias offline, como anúncios impressos, rádio, televisão, entre outras possibilidades.
Portanto, a definição do composto de marketing é extremamente importante para o posicionamento estratégico da empresa para conseguir chegar ao público correto. Embora seja um conceito simples, ainda é abstrato para muitas pessoas.
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