Neuromarketing, A Essência Do Comportamento Do Consumidor
Alguma vez você já ouviu falar de Neuromarketing? Essa técnica de publicidade é uma mistura de neurociência e marketing que tem como objetivo entender o porquê um consumidor prefere uma marca, um produto ou até mesmo se tornar um cliente fiel.
O Neuromarketing estuda o que não está sendo dito de maneira explícita em pesquisas de satisfação, feedbacks e nem mesmo comentários em redes sociais.
O processo das tomadas de decisões não acontece de uma maneira racional, lógica e consciente como acreditamos que seja , ela se inicia no inconsciente, quando alguns estímulos ativam partes do nosso cérebro.
Propagandas, sons, cheiros são estímulos externos que de maneira indireta influenciam nas nossas escolhas. Um estudo realizado pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), mostrou que o ato de escolher está separado em três partes; Seu cérebro decide o que você vai fazer; Essa decisão aparece na sua consciência, o que transmite a sensação de que você está tomando a decisão de forma racional; Você age de acordo com a decisão tomada.
Imagina se tivéssemos que enviar um estímulo consciente para respirar durante todo o dia, ou até mesmo, fazer o coração bater?
Provavelmente estaríamos muitos cansados mentalmente, por isso, muitas vezes, tomamos decisões automáticas.
Por isso, conhecendo um pouco melhor como funciona nossa mente, é possível, por meio do neuromarketing, usar estratégias que acionam as partes relacionadas às emoções.
Para retratar este posicionamento das emoções relacionadas ao marketing, vamos falar de um famoso estudo de neuromarketing feito entre duas das principais marcas de refrigerantes e principais concorrentes: Coca-Cola e Pepsi.
No estudo, 16 pessoas participaram de um teste cego com as duas marcas para dizer qual elas preferiam, qual elas tinham gostado mais.
Metade das pessoas afirmou preferir Pepsi, entretanto, esse número caiu para um quarto quando elas foram avisadas que estavam tomando Coca-Cola.
Isso mostra que quanto ao gosto entre Pepsi e Coca-Cola, o desempenho foi o mesmo, mas a Coca ganha quando a sua marca está no processo de decisão, já que as pessoas associam muito dos momentos felizes de suas vidas com a bebida, e é justamente esse o foco da estratégia de marketing da empresa.
Por isso, hoje, o neuromarketing é uma ferramenta essencial para criar peças publicitárias e, os trabalhos das agências de publicidade são cada vez mais fundamentais para o sucesso de uma marca.
Muito bom!! Conteúdo excelente e de fácil entendimento
Parabéns!!!