A Importância Da Campanha Publicitária
A campanha publicitária é fundamental para a divulgação de produtos e serviços. Para isso são utilizados um conjunto de anúncios com um único conceito criativo. São eles que ajudam o posicionamento e lembrança da marca perante a cabeça dos consumidores. Afinal, caso você ouça a frase “recuse imitações” ou “1001 utilidades” há alguma marca ou produto que vêm a sua cabeça? Caso sim, você já foi atingido por uma campanha.
Algumas ferramentas como jingles, comerciais, conteúdos em redes sociais, entre outros tantos, são utilizados para obter esse resultado. Entretanto, ela só funciona se estiverem direcionadas para as pessoas certas.
Então, temos aqui nosso ponto de partida para começar a criar uma campanha de sucesso.
- Captando informações – a tomada de briefing
A primeira coisa a ser feita é o briefing, palavra muito utilizada no mundo da publicidade. Ele é um documento responsável por captar corretamente todas as informações que servirão de base para todos os setores da agência.
Um bom briefing deve contar diversos dados, como; objetivos da campanha, definições de público alvo (idade, gênero, personalidade, interesses, hobbies e qualquer outras informações que nos dê pistas de como poderemos atingi-los), informações de mercado, concorrentes, pontos fortes e fracos da empresa ou produto, temas que devem ser abordados, restrições, etc.
- Planejando a campanha
Com o briefing em mãos, é feito o planejamento, que ao lado da pesquisa, trará mais informações referentes ao mercado. Após isso feito, o brainstorming (dinâmica feita para resolver problemas e desenvolver novas ideias ou projetos), entra em ação.
- O conceito criativo
Agora que sabemos quem é o publico e o que quer, é chegada a hora de entender como chamar a atenção dele, buscando de forma criativa sintetizar conceitos em poucas palavras e imagens, fazendo ele entender porque seria um bom negócio adquirir determinado produto ou serviço. Esses argumentos podem ser práticos, subjetivos ou um conjunto de ambos.
- Veículos de mídia
Com o conceito aprovado, chegou a hora de “rodar a campanha”, ou seja, colocar ela em prática. Mas por meio de qual comunicação? O público tem acesso a internet? Acessa as redes sociais? Instagram ou LinkedIn? TV ou Rádio?
Para essa escolha, é necessário um profundo conhecimento de todos os pontos levantados, além do entendimento de diversas técnicas que irão determinar o tempo de veiculação, meios e frequência.
Quanto mais efetiva for a campanha, mais espaço a empresa ocupará na cabeça do consumidor, e consequentemente maior será a chance de ser escolhida no momento da compra.
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