A Influência Das Cores Na Publicidade
No universo publicitário, cada detalhe que está sendo oferecido impacta o consumidor de alguma forma, informando ou estimulando alguma ação. A simbologia das cores tem diversos poderes, dentre eles, promover a atração da marca, confiabilidade, reconhecimento e diferenciação no mercado.
Por representar um ponto de contato entre a empresa e o cliente, é essencial fazer um estudo das cores que serão utilizadas, pois cada uma incorpora diferentes significados, dependendo do segmento, objetivo e público.
Abaixo, algumas cores e suas representações dentro da publicidade. Vale lembrar que não é uma regra geral, mas sim, aplicadas de uma maneira frequente trabalhando o inconsciente do público.
Vermelha: Dinâmica, quente e chamativa. Utilizada em placas de sinalização, liquidações e redes de fast-food.
Amarela: Otimista, feliz e acolhedora. Junto com o vermelho, estimula o apetite. No ambiente corporativo passa transparência.
Azul: O tom claro provoca sensação de frescor, estimula a produtividade e transmite sucesso. Já o escuro demostra poder e confiança.
Verde: É relaxante e remete a equilíbrio e harmonia. Utilizada em produtos de higiene e materiais de sustentabilidade.
Preta: Associada à força e elegância. Juntamente com o branco, marca presença no conceito minimalista do design.
Branca: Ressalta limpeza, pureza e tranquilidade. Gera contraste de conteúdo e permite destaque dos elementos.
De acordo com o infográfico How Colors Affect Conversion Rate, desenvolvido pela QuickSprout, 93% dos consumidores consideram a aparência visual um fator que contribui para a decisão final de compra e, 85% credita a compra de determinado produto devido a sua cor.
Portanto, uma escolha equivocada da cor da sua marca, embalagem ou anúncio pode culminar em resultados não satisfatórios.
Leave a Comments