A Efetividade Da Pesquisa Publicitária
Muitos fatores são levados em consideração no momento de se iniciar uma campanha publicitária. Para uma agência de comunicação conseguir visualizar com segurança os próximos passos a serem dados, é feita uma pesquisa de mercado. É por meio dela que são apontadas as tendências mercadológicas, hábitos dos consumidores, informações sobre clientes e público-alvo, dados demográficos, entre outras informações necessárias para fazer uma análise.
A pesquisa de mercado é uma ferramenta fundamental no planejamento de comunicação, uma vez que ajuda a testar campanhas, avaliar conceitos e comprovar alguns hábitos de consumidores. É por meio dela que o trabalho de briefing, brainstorming, planejamento e criação se baseiam para fazer uma campanha publicitária.
Podemos destacar algumas pesquisas que são mais comuns e são utilizadas com maior frequência no universo publicitário:
Pesquisa de Produto: Forma de utilização, viabilidade, vantagens e desvantagens, assim como analisar todos seus aspectos industriais e comerciais.
Pesquisa de Mercado Consumidor: Serve para “sentir” o consumidor, o que ele compra, para quem fim é adquirido determinado produto, amplitude mercadológica e, em quais veículos publicitários se adequam a ele.
Pesquisa de Concorrência: Conhecer os competidores que dominam o mercado, vantagens e desvantagens sobre o produto do cliente.
Pesquisa de Imagem: Ter o entendimento dos pontos fortes e fracos da marca e quais os principais pontos que devem ser trabalhados na campanha.
A pesquisa de mercado gera dados consistentes, o que ajuda na relação entre agência e cliente, uma vez que seus resultados mostram o caminho a ser seguido, direcionando para o público alvo, com mais efetividade ao desenrolar da campanha.
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